Resumo da atividade:
O Kīlauea não está em erupção. O episódio 30 da erupção Halemaʻumaʻu em andamento terminou abruptamente às 12h55 HST em 6 de agosto, após 12 horas de fontes contínuas. Nas últimas 24 horas, uma inflação muito pequena foi registrada em todo o cume do Kīlauea e os modelos agora mostram que as fontes do episódio 31 provavelmente começarão entre 23 e 27 de agosto.
Observações da Cúpula:
Um brilho forte e persistente foi visível durante a noite tanto na abertura norte quanto nas rachaduras acima dela, e respingos foram visíveis na câmera V1 por volta das 2h40 HST, indicando que o magma permanece em profundidades rasas abaixo das aberturas ativas.
A inclinação foi modestamente inflada em cerca de 0,5 microradianos durante a noite no inclinômetro Uēkahuna (UWD) e houve um ganho líquido de cerca de 0,25 microradianos no inclinômetro Sandhill (SDH). O UWD registrou cerca de 22,5 microradianos de inclinação deflacionária durante o episódio 30, com cerca de 18,6 microradianos de inclinação inflacionária recuperados até esta manhã.
A desgaseificação elevada continua a partir do respiradouro. Dióxido de enxofre médio (SO2) durante as pausas entre episódios são tipicamente de 1.200 a 1.500 t/d, embora as taxas de emissão variem em escalas de tempo curtas em associação com o pistão a gás.
Fios de vidro vulcânico conhecidos como cabelo de Pelé estão presentes em toda a área do cume do Parque Nacional dos Vulcões do Havaí e nas comunidades vizinhas e podem ser remobilizados pelo vento mesmo após o término da fonte.
As taxas de sismicidade e deformação do solo permanecem muito baixas na Zona do Rift Leste e na Zona do Rift Sudoeste, sem atividade sísmica significativa nas últimas 24 horas fora do cume. Dióxido de enxofre (SO2) da zona do Rift Leste permanecem abaixo do limite de detecção.
Análise:
A deflação foi registrada nos inclinômetros UWD e SDH de 18 a 20 de agosto, semelhante à deflação que precedeu o episódio 30 relacionado à variação na taxa de abastecimento, pois não havia indicação de qualquer movimento significativo de magma da região do cume. As taxas de inflação anteriores eram de cerca de 1 microradiano por dia, o que é normal para esta parte do período de repouso. Os modelos agora mostram que o possível início das fontes do episódio 31 provavelmente será entre 23 e 27 de agosto, se a inflação modesta continuar hoje. Se o aumento da elevação da ventilação (veja abaixo) for levado em consideração no modelo, a janela provável para o início da fonte é de 24 a 27 de agosto. Quaisquer mudanças na taxa de inflação afetarão os modelos. Períodos sem inflação ou deflação, como visto antes do episódio 30, não podem ser previstos e atrasarão o início do próximo episódio.
NOTA: A câmera V3 está atualmente no modo infravermelho preto e branco à noite e é muito mais sensível ao calor e à luz do que a câmera V1 no momento.
A injeção de um dique raso resultou na nova abertura da fissura sul no início do episódio 30. A colocação de diques na caldeira sul sugeriu que a pressão eruptiva continuou a aumentar à medida que a elevação do conduto aumentava e o magma era injetado em áreas fracas do cume circundante. É possível que isso possa resultar em mudanças permanentes nos locais das aberturas e no comportamento eruptivo. Atualmente, não há indicações de que qualquer atividade eruptiva ocorra fora da região do cume. A Zona do Rift Leste de Kīlauea continua a se contrair, indicando que nenhum magma está entrando nessa parte do sistema.
A erupção atual tem sido caracterizada por fontes de lava episódicas não vistas em nenhuma erupção desde as fontes episódicas de 1983-86 no início da erupção de Puʻuʻōʻō. Fontes e fluxos de lava irromperam de duas aberturas dentro da cratera Halemaʻumaʻu, às quais nos referimos como abertura norte e abertura sul. Cada um dos episódios anteriores durou de algumas horas a mais de uma semana e foi acompanhado por uma forte deflação da região do cume. As pausas entre os episódios de fontes foram marcadas por uma mudança imediata da deflação para a inflação, à medida que a câmara de magma recarrega e repressuriza. Episódios de fontes ocorreram aproximadamente uma vez por semana desde o início da erupção atual em 23 de dezembro de 2024.
Comentários
Postar um comentário