ATUALIZAÇÃO
DIÁRIA DO OBSERVATÓRIO DE VULCÕES DO HAVAÍ Serviço Geológico dos
EUA Terça-feira, 16 de setembro de 2025, 7h50 HST (terça-feira, 16 de setembro de 2025, 17h50 UTC)
KILAUEA (VNUM # 332010)
19 ° 25'16 "N 155 ° 17'13" W, Elevação do cume 4091 pés (1247 m)
Nível de alerta de vulcão atual: ASSISTA
Código de cor da aviação atual: LARANJA
Resumo da atividade:
O episódio 32 da erupção Halemaʻumaʻu em andamento terminou abruptamente às 20h01 HST em 2 de setembro, após 13,4 horas de fontes de lava contínuas. Os modelos sugerem que o episódio 33 provavelmente começará entre 19 e 23 de setembro, mas pode começar mais tarde se a taxa de inflação diminuir. O brilho era visível das aberturas norte e sul na transmissão ao vivo durante a noite.
Observações da Cúpula:
Os fluxos de lava do episódio 32 cobriram 40-50% do solo de Halemaʻumaʻu na parte sul de Kaluapele (caldeira de Kīlauea).
O inclinômetro Uēkahuna (UWD) registrou cerca de 25 microradianos de inclinação deflacionária durante este episódio. O fim da erupção coincidiu com uma rápida mudança da deflação para a inflação no cume e uma diminuição na intensidade do tremor sísmico. O inclinômetro Uēkahuna (UWD) registrou aproximadamente 20,1 microradianos de inclinação inflacionária desde o término do episódio.
A desgaseificação elevada continua a partir do respiradouro. Dióxido de enxofre médio (SO2) durante as pausas entre episódios são tipicamente de 1.200 a 1.500 t/d, embora as taxas de emissão variem em escalas de tempo curtas em associação com o pistão a gás.
Fios de vidro vulcânico conhecidos como cabelo de Pele estão presentes em toda a área do cume do Parque Nacional dos Vulcões do Havaí e nas comunidades vizinhas e podem ser remobilizados pelo vento mesmo após o término da fonte de lava. fonte:USGS
Observações da Zona de Rift:
As taxas de sismicidade e deformação do solo permanecem muito baixas na Zona do Rift Leste e na Zona do Rift Sudoeste, sem atividade sísmica significativa nas últimas 24 horas fora do cume. Dióxido de enxofre (SO2) da zona do Rift Leste permanecem abaixo do limite de detecção.
Análise:
A rápida recuperação da inclinação e sismicidade característica do pistão a gás indica que outro episódio de fonte provavelmente começará entre 19 e 23 de setembro.
A erupção atual tem sido caracterizada por fontes de lava episódicas não vistas em nenhuma erupção desde as fontes episódicas de 1983-86 no início da erupção de Puʻuʻōʻō. Fontes e fluxos de lava irromperam de duas aberturas dentro da cratera Halemaʻumaʻu, às quais nos referimos como abertura norte e abertura sul. Cada um dos episódios anteriores durou de algumas horas a mais de uma semana e foi acompanhado por uma forte deflação da região do cume. As pausas entre os episódios de fontes de lava foram marcadas por uma mudança imediata da deflação para a inflação à medida que a câmara de magma recarrega e repressuriza. Episódios de fontes de lava ocorreram aproximadamente uma vez por semana desde o início da erupção atual em 23 de dezembro de 2024.
Perigos:
Esta erupção episódica está ocorrendo dentro de uma área fechada do Parque Nacional dos Vulcões do Havaí. Altos níveis de gás vulcânico - principalmente vapor d'água (H2O), dióxido de carbono (CO2) e dióxido de enxofre (SO2) - são um grande risco de preocupação, pois esse perigo pode ter efeitos de longo alcance a favor do vento. Como SO2 é continuamente liberado do cume durante uma erupção, ele reagirá na atmosfera para criar a névoa visível conhecida como vog (poluição vulcânica) a favor do vento do Kīlauea. ENTÃO2 e o vog pode causar problemas respiratórios e outros em altas concentrações.
Outro grande perigo é a precipitação do cabelo de Pelé e outros fragmentos vulcânicos de fontes de lava. O cabelo de Pelé é formado por fios de vidro vulcânico, muitas vezes produzidos pela atividade de fontes de lava, que podem ser transportados por mais de 10 milhas (15 quilômetros) da abertura. Outros fragmentos vulcânicos vítreos quentes (tefra), incluindo cinzas vulcânicas, pedra-pomes, escória e reticulito, podem cair no solo dentro de 1-3 milhas (1-5 quilômetros) da(s) abertura(s) eruptiva(s), com as maiores concentrações imediatamente a favor do vento da(s) abertura(s). Vários fragmentos vulcânicos caíram na Rodovia 11 a oeste do Parque Nacional dos Vulcões do Havaí às vezes, dependendo das condições do vento e da erupção. Ventos fortes podem levar partículas leves, incluindo o cabelo de Pelé, a distâncias maiores a favor do vento. Uma vez no chão, o cabelo de Pelé às vezes pode se agrupar e se emaranhar, dando-lhe a aparência de uma erva daninha. A extensão da deposição de cabelo de Pelé depende da atividade da fonte de lava e das condições do vento. Residentes e visitantes devem minimizar a exposição ao cabelo de Pelé e outros fragmentos vulcânicos vítreos, que podem causar irritação na pele e nos olhos e também podem contaminar o abastecimento de água da captação.
Os fluxos de lava havaianos geralmente avançam lentamente para baixo e, durante esta erupção, os fluxos foram confinados à cratera Halemaʻumaʻu e ao lado sudoeste de Kaluapele, a caldeira do cume do Kīlauea.
Outros perigos significativos também permanecem ao redor da caldeira Kīlauea da instabilidade da parede da cratera Halemaʻumaʻu, rachaduras no solo e quedas de rochas que podem ser aumentadas por terremotos dentro da área fechada ao público. Isso ressalta a natureza extremamente perigosa da borda da caldeira do Kīlauea ao redor da cratera Halemaʻumaʻu, uma área que está fechada ao público desde o final de 2007.
Comentários
Postar um comentário